PROGESTEREX - UMA DROGA FICTÍCIA


No post passado, eu coloquei um e-mail que recebi de uma amiga e que ela pediu para que o divulgasse entre meus amigos e contatos...
Então apenas copiei e colei este e-mail e o postei... mas achei aquilo muito estranho e o nome do remédio ficou na minha cabeça... Decidi pesquisar um pouco mas a respeito dessa nova droga e achei um tópico na Wikipédia a respeito dessa droga.

PROGESTEREX: É UMA DROGA FICTÍCIA QUE SE DIZ SER USADA EM VIOLAÇÕES. FAZ PARTE DE UMA FARSA QUE COMEÇOU A CIRCULAR NA INTERNET EM 1999, VIA E-MAIL.

Desde 1992 circulam na internet boatos de que a droga Progesterex é utilizada para facilitação de abusos sexuais. Apesar de a mensagem conter algumas informações verdadeiras, como o caso da ação farmacológica, tem alguns erros que podem ser utilizados para desmascarar a mensagem e comprovar sua origem fraudulenta.

A mensagem alega que Progesterex é uma substância derivada do Rohypnol (Flunitrazepam - similiar ao Valium). Embora o Rohypnol exista e seja fabricado pelo laboratório Hoffman-La Roche, inclusive no Brasil, o Progesterex não existe.

Rohypnol é uma droga proibida nos EUA desde 1996 por ser entendida como uma "rape drug" e é considerada paralela ao Ecstasy, GHB e LSD. O uso de Rohypnol para crimes de abuso levou o laboratório a desenvolver uma fórmula que muda de coloração se a pílula for colocada dentro de uma bebida, fazendo com que uma possível vítima saiba que há algo estranho. Se combinado com álcool ou outras substâncias alucinógenas, Rohypnol pode ser letal. Seus efeitos são de desinibição e amnésia (no que diz respeito somente ao que se passou durante o efeito da substância).

Rohypnol pode causar dependência física e psicológica.

Ao contrário do que circula na internet, a droga não é utilizada para castração de animais de grande porte e não causa paralisia dos membros inferiores.

Como o Vidas Linha é um blog sério, decidi colocar aí acima o conteúdo achado na Wikipédia e esclarecer vocês meus amigos e seguidores, a verdadeira história desse remédio.

Fonte: Wikipédia




Comentários

Alex Rudson disse…
também recebi esse email e pesquisei:

veja:


um que confirma:
http://blogdodito.com.br/tag/progesterex/

um que desconfirma:
http://www.quatrocantos.com/LENDAS/166_progesterex.htm

eu confio no ultimo :D
Anônimo disse…
Recebi esse e-mail semana passada e o nome da droga me chamou a atenção e resolvi procurar, o que mais achei curioso foi que se tratando de uma lenda urbana, como pode por mais de dez anos continuar dando a volta no mundo, estou em porto alegre-RS e aqui as pessoas parecem estar bem preocupadas com isso... é engraçado né, o poder da internet, vi versoes deste e-mail em ingles, espanho e até Italiano..
VIVA A INTERNET... E AS LENDAS URBANAS...
Aryanne disse…
Eu também recebi este e-mail aqui em Porto Alegre, e foi repassado como se o alerta viesse do DENARC de SP, pior, veio pelas mãos de um policial militar, ou seja, é uma corrente bem persuasiva...
Bom fica a dica pra que sempre que se receba esse tipo de corrente vá se pesquisar e tomar conhecimento do que é verdade ou mito...
Dina Prates disse…
Nossa a febre do email é aqui em Porto Alegre .. Recebi o email mas achei muito exagerado e resolvi pesquisar... xD
Anônimo disse…
Também recebi esse email sou de Teresina no Piaui.
Confesso que acreditei. Afinal hoje em dia nada é impossivel!!!
Mas vou me informar mais um pouco!
Anônimo disse…
Até em Portugal o mail já chegou (aqui lol).

Neste caso refere uma situação numa faculdade de uma grande cidade nossa.

Abraço

Postagens mais visitadas deste blog

REVISTA O TICO-TICO - RECO-RECO, BOLÃO E AZEITONA

GARRA DO DIABO OU SIMPLESMENTE "GARRA D" - PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

DECLARO...