NOVIDADE: IOGURTE COMBATE A GASTRITE!!!


Que o iogurte faz bem para a saúde, já sabemos há muito tempo! Mas a novidade agora é que ele combate a gastrite.
Pesquisas apresentadas no último Congresso Latino_americano de Nutrição, recentemente realizado no Chile, revelam que ele é um aliado em outro front: no combate à gastrite.

GASTRITE: inflamação na parede do estômago. Seu principal agente é uma bactéria diminuta, porém poderosa, chamada Helicobater pylori.

"
No Brasil, 70% dos casos da doença estão relacionados com essa microbactéria", diz a bioquímica Maricê Nogueira de Oliveira. professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.
Mas seu furor piromaníaco pode ser amenizado com alguns goles de iogurte. A comprovação desse benefício específico vem de um estudo mexicano conduzido pelo Instituto nacional de Salud Pública. Dos 464 voluntários que participaram do trabalho, os que ingeriram pelo menos uma porção semanal do alimento apresentaram maior resistência à bactéria. "O iogurte é capaz de afastar a gastrite e manter o estômago saudável e os níveis de acidez sob controle", justifica a epidemiologista LIzbeth Lopes Carrilo, uma das autoras.
Esse efeito se dá graças a presença de bactérias, só que do bem, na receita do alimento. Esses verdadeiros bombeiros atendem pelo nome de Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus."Eles transformam a lactose, o açúcar do leite, em ácido lático, capaz de inibir a H. pylori", explica Maricê.
Essa dupla integra a tropa bacteriana dos probióticos, bichinhos que têm o dom de melhorar o funcionamento do digestivo.
"Quando ingerimos em quantidades adequadas, eles fornecem as ferramentas para o combate a H. pylori", diz o gatroenterologista Dan Waizberg, do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Além do consumo diário de duas porções de iogurte, quem sofre com quadros recorrentes de dor no estômago deve fazer uma seleção caprichada à mesa.

E o Leite, primo do iogurte? Quem tem gastrite, DEVE EVITÁ-LO, porque aumenta a cidez no estômago. O ideal é associar o leite a outro alimento, evitando consumi-lo isoladamente.
Mas sem dúvida, devido a fermentação, O IOGURTE É SEIS VEZES MAIS FÁCIL DE DIGESTÃO QUE O LEITE.


Fonte: Revista Saúde - Março de 2010

Comentários

Mylla, iogurte é bom demais. Eu quando vivia no Brasil tinha muitos problemas com meu estômago. Comia muita farofa, tinha sempre prisao de ventre e ai os gases comprimiam o estômago e era uma dor tremenda. Como por aqui nao se encontra farinha, quase nao como mais farofa. Resultado: sem dores de estômago.
O iogurte gosto muito de comer com cereais e frutas picadas.

Boa semana

Bjao
Gostei do artigo, apesar de ser uma doença bem comum felizmente alguns casos podem ser tratados com cuidados na alimentação.
Abraços !
Sara disse…
A verdade é que este tipo de bolos artesanais que eu gosto acho que é por isso que quando eu posso fazer alguma coisa, mas agora eu trabalho com muito, então eu acho que eu vou pedir algo para comer em um delivery higienopolis

Postagens mais visitadas deste blog

REVISTA O TICO-TICO - RECO-RECO, BOLÃO E AZEITONA

GARRA DO DIABO OU SIMPLESMENTE "GARRA D" - PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

DECLARO...