A HISTÓRIA DE VÁRIAS VIDAS ENTRELAÇADAS


A história começa quando uma Vieira se apaixona por um Lopes da Silva, que posteriormente, viria a se tornar Lopes Galvão. (mas isso é outra história...)
Esses aí da foto são meus avós por parte de mãe. Eles tiveram 5 filhos: 2 mulheres e três homens.
Minha mãe era a mais velha das mulheres. A história que minha mãe sempre contou para mim (e foram muitas e muitas vezes!) é muito sofrida!
Ela gostava muito de estudar! Queria ter se formado em alguma coisa que mexesse com investigação.
Mas como meus avós eram pobres, teve que parar na 4ª série do Ensino Primário (5º ano do ensino fundamental) para a minha tia estudar e virar professora!
De presente ela ganhou uma máquina de costura da Singer:



Ela tinha 15 anos! Deixou o sonho de lado para que a irmã estudasse no colégio mais caro daqui e nunca perdoou os pais por isso...
Meus tios estudaram todos: Dois em Agronomia e um em Técnico Agrícola.
Minha avó era uma mulher de fibra. E era muito brava! Tinha predileção pelos filhos e pela minha tia. Não deixou que ela se casasse! Colocava pitaco em todos os namoricos dela!
Quando o marido se foi, ela depois de alguns anos falou para quem quiser ouvir: Eu ainda vou demorar muito para ir...
E foi o que de fato aconteceu. Meu avô faleceu em 1986, com 86 anos. Ela morreu em 2002, aos 97 anos!
Meu avô ao contrário, era uma pessoa alegre e brincalhona... Gostava de se misturar aos netos, gostava de pregar peças na gente!
Minha mãe tinha um pouco dos dois... Sabia ser forte nas horas precisas e ser alegre quando queria.
Quando meu pai se foi, ela perdeu parte dessa alegria...
Ele faleceu muito jovem (69 anos) e eles eram muito unidos.
Uma vez, ele falou para todo mundo que nunca comemoraria as Bodas de Ouro com minha mãe... Não ia chegar a tanto. Parecia uma profecia... Ele de fato, faleceu antes!
Dos 15 filhos que a minha mãe teve, apenas 7 sobreviveram...
Sou a última filha... E guardo boas e más lembranças de tantas vidas entrelaçadas...
Dessa foto das bodas de ouro de meus avós, eu me lembro bem... Foi uma festa linda!

Comentários

chica disse…
Que linda história de vida.Continuarás,não??Tão boas lembranças...beijos,chica

Postagens mais visitadas deste blog

REVISTA O TICO-TICO - RECO-RECO, BOLÃO E AZEITONA

GARRA DO DIABO OU SIMPLESMENTE "GARRA D" - PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

DECLARO...