MOMENTOS DE INSPIRAÇÃO - 14ª Edição


AMIZADE VERDADEIRA

João, era um menino pobre que queria muito ganhar uma bicicleta de presente... Vivia de "olho grande" em cima da "magrela" de seu meu melhor amigo, Valdisney.
_ Me empresta vai? Só um pouquinho! Juro que é só uma voltinha por aqui por perto! 
_ Não! Meu pai me mata! Ele disse que era para eu não emprestar para ninguém! A condição para eu usar a bicicleta dele hoje era essa! Ele nem queria deixar eu vir até aqui! Infelizmente meu pai não gosta de sua família! Falou pra mim me afastar de você! Falou que seu pai está preso, porque matou um amigo dele!
_ É verdade! Meu pai não presta mesmo... Mas não é por isso que eu vou ou sou igual a ele! Eu sou uma pessoa boa... Mas sabe Nei? Eu sou doido com essa bicicleta ou melhor... Com uma bicicleta. Mas infelizmente minha família é grande demais e o dinheiro aqui em casa é pouco! O salário da minha mãe, junto com a aposentadoria da minha avó, mal dá para o sustento da casa! Por isso tenho que trabalhar meio-período na Quitanda de seu Joaquim. Para ajudar lá em casa! Aprendi a andar de bicicleta na marra! Porque tinha que fazer as entregas da quitanda! Minha irmãzinha mais nova está doente! Ela precisa de um remédio muito caro para continuar a viver... Minha mãe e minha avó não sabem mais o que fazer para comprar o tal remédio!
_ Vou falar com a minha mãe, João! Ela ajuda tanta gente! Quem sabe ela pode ajudar a sua mãe ou mesmo a sua irmãzinha! Quem sabe um emprego melhor, com melhor salário para a sua mãe? Você vive dizendo que a patroa de sua mãe paga tão pouco pelas faxinas que ela faz!
_ Pois é... Mas sabe? Faz um tempo - uns dois meses - que eu não entrego todo o dinheiro que recebo pra minha mãe! Eu guardo alguns trocados para mim! Estou juntando para comprar uma bicicleta de segunda mão. Vi uma na oficina de seu Batista e em mais dois meses eu consigo comprá-la... 
_ Você devia juntar dinheiro era para o remédio de sua irmãzinha! 
_ É, eu deveria mesmo... Mas sem a bicicleta, chegaria atrasado na escola todos os dias... Seu Joaquim me empresta a dele, mas de  uns dias para cá, ele vem reclamando muito... Então decidi, por mim mesmo, comprar uma bicicleta para ir para a Escola...
Um dia, depois da aula, ao passar pelo velho túnel de trem da cidade, João viu uma bicicleta encostada nos trilhos... Viu o amigo Valdisney sentado, cabisbaixo, nos trilhos em frente à bicicleta:
_ O que aconteceu? 
_ Dessa vez meu pai vai me matar, esfolar vivo!
_ Por que?
_ Porque eu furei o pneu novinho dele! 
_ Como?
_ Mamãe mandou eu ir até a padaria buscar pão e leite e eu resolvi passar por aqui para encurtar o caminho! Não vi aquele caco ali entre os trilhos... Passei tão depressa, o caco entrou... Rasgou o pneu e furou a câmara de ar... A câmara de ar é fácil e barato colar... Mas o pneu? Muito caro! Não tenho o dinheiro todo? Como vai ser? 
_ Quanto falta?
_ Ah João... Quase a metade do dinheiro... Pelo que o pai falou ontem... E eu estava guardando todo trocado que ganhava para comprar um presente para um amigo...
_ Vamos ver o podemos fazer... Venha! Vamos a borracharia do Ricardo. Eu ajudo você a pagar pelo pneu... E depois vemos como fará para me pagar...
E João levou Valdisney à borracharia do Ricardo. Ele colou o pneu do menino e Compraram juntos o pneu da bicicleta do pai dele.
No Natal daquele ano, Valdisney pagou a João... Comprou para o amigo, a tão sonhada bicicleta que ele queria... Era para esse amigo que o outro juntava os trocados que a mãe lhe dava. Valdisney contou à mãe o que acontecera aquele dia... De como João o ajudara com o pneu da bicicleta do pai... 
A mãe de Valdisney não só arrumara um novo emprego para a mãe de João, como também ajudara o filho a presentear o amigo querido...

Este texto faz parte da BC do Blog M@mirene



Comentários

chica disse…
Que linda participação e um final feliz,muito legal! beijos,chica
sonia tolfo disse…
A amizade e a solidariedade reunidas num só conto, lindo!
Abraço!
Sonia
Verena disse…
Linda amizade, essa
Difícil de encontrar nos dias atuais
Perfeita participação!
Uma linda semana para tí
Beijinhos de
Verena e Bichinhos
Neli Alves disse…
Muito lindo e emocionante. Amei. Bjks. Neli Alves
Bonita sua história de solidariedades. Parabéns. bjs
Roselia Bezerra disse…
Olá, querida Milene
Fazer o bem sem se importar a quem é um lema de vida dos generosos...
Bjm de paz e bem
RUDYNALVA disse…
Milena!
Amizade é sempre muito importante...
Desejo que seu final semana seja carregadinha de alegrias, muita luz e paz no coração!
cheirinhos
Rudy
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
"Um verdadeiro amigo é alguém que pega a sua mão e toca o seu coração. (Gabriel García Márquez)"
Irene Moreira disse…
Mylla

SEmpre existe um lado triste, mas nada que não se possa resolver, Amigos que surgem que ajudam. Sãonossoa anjos da guarda!

Linda participação!

òtima semana

Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

REVISTA O TICO-TICO - RECO-RECO, BOLÃO E AZEITONA

GARRA DO DIABO OU SIMPLESMENTE "GARRA D" - PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

DECLARO...